Anthologie...
Obra: „Anthologie de la Poésie Romantique Brésillienne » - Bilingüe (Port. / Fr.) Poemas escolhidos por Izabel Patriota P. Carneiro, apresentados por Didier Lamaison e prefaciados por Alexei Bueno Versão francesa: Adrienne Álvares de Azevedo Macedo, Didier Lamaison e Cécile Tricoire Editoras: UNESCO PUBLISHING / EULINA CARVALHO Formato: 14 x 21cm Páginas: 257 Preço: 27,45 € 2002, ISBN: 92-3-003786-9
Na década consecutiva à da Independência obtida em 1822, chega ao Brasil a revolução das sensibilidades que já soprava sobre a Europa após o início do século. O Romantismo brasileiro aparece com a publicação, em Paris, de “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
Mas é com Gonçalves Dias que nasce verdadeiramente a grande poesia brasileira, notadamente com a publicação, em 1848, de “Canção do Exílio”, cuja notoriedade o eleva à posição de símbolo nacional.
Esta Obra apresenta poetas como Álvares de Azevedo, que sob a influência de Byron e de Musset introduz o spleen no exacerbante de uma maneira assustadora, como no célebre “Noite da Taberna”. Casimiro de Abreu produz uma poesia popular cuja musicalidade e despojamento o definem como um dos poetas mais prezados pelo público brasileiro. Fagundes Varela, autor de “Cantiga do Calvário”, elegia considerada como a maior de toda a língua portuguesa, apresenta todas as características do Romantismo, sendo considerado um dos poetas mais intensamente engajados contra a escravatura.
Através desta Antologia, os poetas mais célebres do Romantismo brasileiro possibilitam o descobrimento e a aproximação do âmago desse povo, cuja sensibilidade particular encontra neste gênero literário a expressão ideal.
CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui