Este livro é um desafio feito para todos os professores interessados em "fazer a diferença".
. Romper com a direção da construção do conhecimento em educação, colocando os professores atuantes no ensino fundamental e médio como atores principais;
· Abrir um amplo debate sobre a condução prática do ensino no Brasil, analisando as diferenças entre o que se escreve e o que se faz;
· Desprovidos de máscaras, enfrentar a acidez dos problemas.
· Reconhecer corajosamente a existência de alternativas didático-pedagógicas tão simples quanto eficientes, principalmente na escola pública;
· Apresentar idéias testadas no ensino público e particular; no sistema de educação de jovens e adultos; no pré-vestibular, particular e voluntário; na extensão universitária; na docência diversificada em dança de salão; no trabalho voluntário de desenvolvimento de projetos educacionais e na docência em cursos de pós-graduação na área de formação de professores.
As idéias aqui expostas partem da base para o todo. Portanto, partem daquilo que podemos efetivamente fazer como professores atuantes.