Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (641)  
  Contos (940)  
  Crônicas (724)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (207)  
  Pensamentos (651)  
  Poesias (2525)  
  Resenhas (129)  

 
 
A dor de Deus Pai
Miguel da Silva
R$ 33,30
(A Vista)
INDISPONÍVEL

Paisagens-02-049
Airo Zamoner
R$ 104,00
(A Vista)






   > TUTORIA EAD A DISTANCIA



Luis Antonio de Oliveira
      ARTIGOS

TUTORIA EAD A DISTANCIA

RESUMO PARA AVALIAÇÃO DO CURSO DE TUTOR
 
Através desse curso aprendemos a dominar a arte da tutoria em EAD é um trabalho que existe do profissional competências similares as docentes do ensino presencial. Entretanto, os tutores não podem nem devem reproduzir nos ambientes virtuais a figura do docente tradicional que se limita a auxiliar na aprendizagem. Nós após a ralização deste curso devemoos no voltar para uma formação multidisciplinar que englobem o desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e tecnológicas que vão além dos conhecimentos acadêmicos especializados. O tutor atua como mediador do processo de aprendizagem (professor-aluno e aluno-aluno), isso significa que mais do que ensinar precisamos saber aprender. Na perspectiva do ensino a distância, o tutor precisa organizar e utilizar bem o seu tempo, nas oportunidades deve oferecer atendimento e dar respostas alunos e no risco, que consiste na possível perda do aluno caso não aproveite a oportunidade.O segredo está em utilizar inteligentemente os recursos tecnológicos ferramentas disponíveis para estabelecer uma interação com os cursistas. Oportunamente o tutor usará as TIC's em prol da construção de sólidos conhecimentos até para aqueles alunos que ainda não sabem como utilizar estes mecanismos, o docente orienta-los-a de forma que estes possam vencer esta barreira. Além disso, é desejável que o tutor que possua uma boa formação acadêmica e pessoal, capacidade intelectual e domínio da matéria também terá que demonstrar maturidade, empatia e cordialidade para lidar com as diferenças culturais e regionais que se deparar nesta atividade. Nós não devemos esquecer que a tutoria deve ter capacidade de análise e síntese, além disso, estar atentos aos avanços tecnológicos buscando capacitar-se continuamente. Seu objetivo de ensinar o aluno aprender a aprender enseja o aprendizado organizado e contínuo com técnicas atualizadas pois, segundo os tutores são produtores quando elaboram suas propostas de curso; conselheiros, quando acompanham os alunos; parceiros, quando constroem com os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem.E finalmente, existe algumas funções essenciais da tutoria. É papel do tutor estimular a interação entre os pares, ser o responsável pelas ferramentas de avaliação, dar feedback sobre os atividades e dúvidas dos alunos, monitorar seu desenvolvimento e participação no ambiente virtual de aprendizagem, indicar livros ( de bibliotecas normais e virtuais) sites e blogs incentivando a pesquisa de materiais fora do ambiente virtual. Promover discussões dentro dos objetivos do curso para ensejar novos conhecimentos, resolvendo conflitos e problemas online, se necessário abordando o aluno por outros meios como telefone, fax e email. O tutor de cursos online é constantemente desafiado à construção de novas maneiras de ensinar e aprender, através do uso de toda potencialidade que as tecnologias de informação e comunicação modernas podem oferecer. Além disso, deve estar consciente de que a realidade virtual é diferenciada da realidade presencial e solicita uma docência específica e pertinente que reconheça as quatro funções distintas para os diversos cursos mediados pelos computadores: pedagógica, social, gerencial e técnica. A função pedagógicado tutor online envolve fazeres significativos no campo pedagógico, que são: a) auxiliar os alunos na exploração dos materiais do curso; b) praticar intervenções que estimulem a criticidade dos alunos; c) planejar e propor estatégias; d) traçar objetivos; e) construir planos de estudo. A função social do tutor é incentivar a formação de comunidades virtuais, motivando os alunos a sentirem prazer nas práticas interativas ou colaborativas. Na função gerencial, o tutor assume a posição de administrador do curso na Web, garantindo o bom andamento do curso, agendando e gerenciando fóruns e chats, mediando discussões, negociando regras, determinando diretrizes. A função técnica está vinculada ao conhecimento e às tecnologias. O tutor deve conhecer bem a tecnologia e ser capaz de fazer com que todos os alunos se sintam confortáveis no uso dos instrumentos necessários à comunicação online. Vale lembrar que as funções se mesclam e se completam nas ações do tutor na prática, como, por exemplo em um chat, o tutor exerce todas as funções ao mesmo tempo. O tutor deve envolver-se no processo, para que o aluno sinta-se a vontade para aprender e desenvolver-se durante o processo de ensino aprendizagem. Consideramos como características básicas do tutor: ser capaz de uma boa comunicação, ter uma clara concepção de aprendizagem, dominar bem o conteúdo, facilitar a construção de conhecimentos através da reflexão, intercâmbio de experiências e informações, estabelecer relações com os alunos e buscar filosofias,base do ato de educar.
O tutor diferente não é aquele que inventa, mas o que utiliza os conhecimentos existentes a seu favor.
 


CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui