Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (590)  
  Contos (862)  
  Crônicas (707)  
  Ensaios (143)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (177)  
  Pensamentos (521)  
  Poesias (2374)  
  Resenhas (120)  

 
 
EXPRESSÕES DA ALMA
Christiano Ferreira...
R$ 34,80
(A Vista)



LADRÕES QUE ROUBAM...
Luc Ramos
R$ 29,60
(A Vista)






   > história bíblicas



Paulo Ramos do Nascimento
      CONTOS

história bíblicas

História bíblica

Gênesis é o primeiro livro da bíblia, o inicio da criação e a formação de tudo aquilo que o homem tem direito de isufluir e viver a vida ao lado do senhor.

Deus vinha ao jardim do Édem todos os dias para conversar com Adão, o relacionamento era de maneira direta e não precisava de mediador.

Gênesis fala da criação e formação, mas também fala da queda do homem e sua falha, e depois disto Deus se afastou e deixou de conversar com adão e o expulsou do jardim.

O compromisso de Adão era cuidar e guardar como ele não fez isso não teria motivo para continuar no jardim.

Gênesis mostra as obras de Deus, e seu amor, mas também a indignação por Adão não obedecer a suas ordens, e também a ira do senhor mandando o dilúvio para preservar sua semente salvando a família de Noé. 

Depois de Genesis vem o livro de êxodo o segundo livro da bíblia que fala de Moises e a ordem que Deus dá a ele para tirar o povo da escravidão de faraó. Deus não queria ver seu povo escravizado e prometeu uma nova terra e poucos alcançaram por desobediência ao senhor, e a família de Josué e Calebe foram os contemplados por persistirem na promessa do senhor.

Esse livro mostra também o amor de Deus com os hebreus, guerreando com faraó destruindo seu exercito, ferindo de morte os primogênito, e pragas vieram sobre o Egito.

Deus abriu o mar vermelho e o povo passa em terra seca e ai pode se considerar um marco bíblico, ou seja, o fim de êxodo e o inicio de levítico.

Levitico orienta o povo viver em santidade e consagração a Deus, essa é melhor forma de resumir este livro, é evidente que aqueles rituais não são para hoje porque Jesus é o nosso sumo sacerdócio.

Todos os rituais feitos pelo sacerdócio tinham uma finalidade e era levado a sério.

O sacerdócio que corrompia poderia ser morto e pagar com a própria vida.

O livro ensina em sua época a maneira do povo viver em consagração para buscar a presença de Deus e pedir o perdão dos pecados através da expiação para haver a expiação precisava ter sacrifício e todo sacrifício Deus exigia derramamento de sangue.

Êxodo fala como foi à saída do Egito, levitico ensina que para o povo ser abençoado é preciso se santificar no senhor.

Depois levitico vem o livro de numero que fala da vida do povo hebreu no deserto e a chegada do povo em Canaã, mostrando a incredulidade as murmurações e o pecado do povo que afrontava Moises, vemos que exceção de Josué e Calebe o restante não confiava em Deus, mesmo sendo guiado por um líder de Deus que era Moises, o povo confiava mais em Moises que em Deus.

Entre a saída de êxodo e numero, ou seja, saída e a chegada na terra prometida tem levitico, Deus tira o povo com mão poderosa mostra seu poder, mas para receber a promessa de Deus precisava de santificação a qual ensinada por levitico.

E hoje é a mesma coisa Deus nos prometeu vida eterna, mas para receber precisamos de santificação.

Quero resumir de maneira simples, as falha do homem e sua desobediência significa genesis.

As promessas de Deus significam êxodo, a santificação reverência, postura cristâ significa levitico e as benções do senhor significam numero.

No livro Deuteronômio Moises foi um orientador do povo ele estava preocupado afinal foi difícil chegar e agora é só conquistar a terra e o povo não poderia jogar a benção fora, Moises queria passar que mesmo conquistando a terra deveria obedecer ao senhor, não adianta entrar e possuir a terra e desobedecer ao senhor, Deus abençoa em qualquer lugar desde que aja obediência.

O livro também fala da transição de Moises para Josué, Moises sabia que ele não entraria na terra Deus mostrou a terra para ele.

Falamos tanto do pecado de Moises, mas se Moises entrasse na terra ele poderia ser exaltado pelo povo que entrou e Deus que esteve no controle poderia ser esquecido.

Neste livro sai Moises entra Josué na liderança Josué tinha 85 anos mesma idade de Moises quando foi enviado por Deus para tirar o povo do Egito,Josué viveu mais 25 anos e morreu ,seu livro tem o seu nome,ele assumiu uma missão que parecia esta no fim ,mas não estava, quando Deus chama tem muita coisa para ser feito e muito trabalho pela frente ele não chama para ficar de braços cruzados veja Josué cap 3 ver1 levanta-se Josué de madrugada.

Deus não permite que seus escolhidos fiquem dormindo até tarde.

O Jordão foi atravessado pelo comando de Josué, mas no controle do senhor como o mar vermelho na liderança de Moises.

Atravessando o rio Jordão e possuindo a terra prometida o trabalho continua.

Quando o povo estava no Egito Deus veio com poder e venceu todos os inimigos e no deserto supriu todas as suas necessidades e agora o povo possui a terra Deus sabia que eles o conheciam, pois o passado é melhor exemplo para no presente planejar o futuro, e agora Deus queria que fosse ao contrario de ele o senhor não vir mais ao encontro do povo, mas o povo ir ao encontro do senhor, e o maior inimigo do povo foi seu próprio eu e Deus não queria invadir seu livre arbítrio, ele queria que o povo o adorasse de livre e espontânea vontade e Deus ainda tinha muitas benção e isso era apenas o começo.

Estando na terra prometida, mas problema é que lá tinha habitantes e a primeira cidade que o exercito de Israel conquistou foi Jericó e começa o inicio de muitas batalhas.

Josué chegou à frente da cidade e viu um soldado com sua espada e perguntou você é um dos nossos ou é adversário? O soldado respondeu, eu sou o príncipe do exercito do senhor, ouvindo isto Josué se prostrou com rosto em terra, o príncipe era Jesus e ouve muitas batalhas alem da cidade de Jericó, mas o povo que confiou saiu vencedor.

Foram possuindo a terra vencendo as batalhas contra cidade e muitas ficaram a ser conquistada. 

Josué organizou Israel em tribos e o povo entendeu mais como divisão que organização e isso custaram caro para um povo que precisava de união, pois avia muitas batalhas pela frente

Tiveram muitas vitorias e também derrota porque algumas tribos fizeram aliança com a nação pagã, quebrando a aliança entre si e fez aliado do próprio inimigo, o povo de Israel não poderia ser amigo dos inimigos de Deus.

Muitos confrontos de aldeia de Israel foram individuais e com isso perderam batalhas, não avia mais a unidade dos judeus e varia aldeias deixaram de cultuar a Deus e servindo outros deuses da crença dos cananeus isso fez que o senhor afastasse do povo

Morrendo Josué vêm os juízes foi uma forma de cada tribo ter seu próprio líder e ser acompanhada de perto e o povo todas as vezes que tinha problema vinha consultar com ele e esquecendo-se de consultar primeiro o senhor Deus, os juízes eram autoridade, mas eles jamais substituiriam a Deus.

Gideao foi um juiz que levou o povo adorar a Deus e quando ele morreu o povo voltou à idolatria e isso era comum todas as vezes que a tribo perdia o líder.

Sansão também foi um líder escolhido por Deus, mas ele nunca reconheceu a soberania de Deus, ele usava muito o eu e se perverteu ao pecado e veio grave conseqüência sendo zombado pelo próprio inimigo.

Depois do livro de juízes vem o livro de Rute, mas na mesma época, Rute não viveu em época diferente ele mostra que quem obedece ao senhor não importa a nação esta indo mal, para Deus quem obedecer ele abençoa e Rute foi uma contemplada com as benções do senhor vivendo no meio de uma nação problemática e com muitas derrotas.

O povo hebreu viveu quatrocentos anos debaixo da dura servidão de faraó no Egito, isso não agradava o senhor e com sua mão poderosa Deus levanta Moises e Deus guiou o povo por quarenta anos pelo deserto não deixando faltar nada tudo por amor aos seus escolhidos e mesmo assim o povo murmurou e desobedeceu ao senhor e a maioria não entrou na terra.

Depois que a família de Calebe e Josué entrou na terra, Josué levou mais dez anos para dividir a terra e se organizaram em tribo e algumas tribos fizeram aliança com os filisteus moradores do local que devia ser exterminados do meio do povo hebreu, mas isso não aconteceu e até se deram em casamento e o senhor abomina aliança com povos pagãos.



CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui