Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (641)  
  Contos (940)  
  Crônicas (724)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (207)  
  Pensamentos (651)  
  Poesias (2525)  
  Resenhas (129)  

 
 
Gestão Empresarial e...
Juliane H Cantini
R$ 54,60
(A Vista)



Cidades-01-186
Airo Zamoner
R$ 0,00
(A Vista)






   > Os ismos do patriotismo



Marlos Mello
      ARTIGOS

Os ismos do patriotismo

Certa vez Virgínia Wolf proferiu as seguintes palavras “como mulher não tenho pátria, como mulher não quero pátria, como mulher minha pátria é o mundo inteiro”.

            As palavras desta brilhante escritora remetem-nos a uma reflexão bastante usual perante os bons tempos de democracia, onde as propostas e almejos preponderantes constituem a diferença nas escolhas eleitorais.

         A constante publicidade e marketing perfazem o caminho da pátria, o hino que enseja o sentido e a glória da conquista do espaço revigora e emoldura o valor de morar e construir em um determinado chão.

         Saber o significado da palavra pátria não é o mesmo que sentir a pátria e, principalmente, viver a pátria. O gosto da experiência que amadurece e que consolida o sonho rebuscado muitas vezes de amargura e sofrimento.

         Torcer vigilante perante as conquistas da pátria, carregar a pátria no peito em meio ás vitórias. Arcar com a dor da perda e a angústia de não poder mudar o resultado. Somos todos patriotas perante o futebol.

         Como homens e mulheres nossa pátria tem valor? Qual o valor da pátria? Uso ou desuso, trajes e vendas? O compromisso e o comprometimento, com o quê? Com quem?

         Enfim, estamos em meio ao patriotismo de todos que constroem ou consomem a conscientização de uma era “patri-ótica” observando atentamente rumo à conquista de um mundo totalmente diferente do atual.



CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui