Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (641)  
  Contos (940)  
  Crônicas (724)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (207)  
  Pensamentos (651)  
  Poesias (2525)  
  Resenhas (129)  

 
 
Natureza-02-248
Airo Zamoner
R$ 104,00
(A Vista)



Natureza-03-181
Airo Zamoner
R$ 104,00
(A Vista)






   > O QUE É LITERATURA?



Elisabeth Silva de Almeida Amorim
      PENSAMENTOS

O QUE É LITERATURA?

Literatura é um labirinto delicioso, no qual me perco e me encontro para no texto seguinte me desencontrar...  Emociono e me zango, dou saltos e sou derrubada. Um labirinto comovente, conquistador e terrivelmente sedutor ...E eu me apaixono pelas suas armadilhas.

 

Literatura é a ciência do prazer e da plenitude. Nela é possível o êxtase seja através de uma poesia, um conto, uma história qualquer. O leitor viajará pelo mundo conduzido pelas trilhas da imaginação, defendendo ou condenando o personagem, inferindo em seu enredo sem precisar se preocupar com a roupa que levará em sua bagagem, pois no retorno ela estará bem mais pesada.

 

Literatura é uma arte que se mistura com outras artes. Ela encanta, informa e incomoda.

 

Literatura é uma opção de viagem. É um convite.  É um mistério. Aceitar ou não em sua vida é opção cultural. Penetrá-la em seus labirínticos textos é uma opção de respeito.  Deixar ser seduzido pelos seus poemas é uma opção inteligente.  Escrever é opção corajosa.  Fazer a viagem para desvendar cada mistério  é a opção do convite. Aceitá-lo ou não dependerá da formação de leitor que você recebeu.

 

Literatura é o âmago da imprecisão e da complexidade. É a pimenta que adoça a vida. É o açúçar que azeda o doce. É a declaração de amor nunca pronunciada. É a fatia do bolo que nunca chega à mesa... O que é realmente a literatura? É a única arma que faz você delirar, sonhar, inquietar, enlouquecer, enraivecer... de prazer  quando abraçá-la desarmado.

 

Literatura é tão inexplicável que nem os poetas conseguiram explicar. Se pensas que ela está na estrutura de um texto,  serás preso pelos textos poeticamente desestruturados. Se defendes que a literatura está apenas numa poesia, num conto, num romance, numa fábula poderás cair nas garras de um anúncio como esse intitulado INSCRIÇÕES ABERTAS: “ Encontram-se abertas as inscrições para as aulas de culinárias com a professora Flor. As inscrições poderão ser feitas pelo site . Cuidado! Pois o fantasma de seu marido Vadinho continua rondando a sua dona.” 
E ai? Esse anúncio é ou não  literário? Se disseres que não, poderás receber um beliscão de um dos maridos de "Dona Flor e seus dois maridos" a mando do baianíssimo Jorge Amado. Ah, esse anúncio maravilhoso faz parte da coleção dos desmontes literários que incentivo aos alunos a praticarem para mostrar que toda construção de signo linguístico poderá ser desconstruída para novas reconstruções
.

 
E ai, o que é mesmo literatura?  Se duvidas da complexidade de um texto literário, faço o convite para mais esse anúncio, cujo título é PARA REFLETIR: “ Às vezes um gênio é considerado um louco e um louco é considerado gênio. Até quando o sonho utópico pode se transformar em realidade? Até onde você iria por um sonho? Descubra, leia ISMÁLIA, de Alphonsus de Guimaraens.”

Enfim, LITERATURA É DESMONTE, despejo linguístico, rasuras e rastros que perseguimos e nunca  capturamos por completo. A cada leitura causa-nosa sensação que faltou algo a ser lido, escrito... Ela sempre nos deixa com essa fome de querer sempre um pouquinho mais. Você poderá aceitar esse convite?  Faço minhas as palavras desse anúncio OS SERTÕES que também faz parte das produções de estudantes de educação básica de escola pública: “Antonio Conselheiro está a procura de voluntários para segui-lo por este sertão afora em suas andanças. Ele afirma que os seguidores  não pagarão impostos"

 




                      Abraços baianos  


CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui