Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (641)  
  Contos (940)  
  Crônicas (724)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (207)  
  Pensamentos (651)  
  Poesias (2525)  
  Resenhas (129)  

 
 
Bagunçando Brasília.
Airo Zamoner
R$ 30,50
(A Vista)



Geométricas-01-025
Airo Zamoner
R$ 104,00
(A Vista)






   > Contribuições da Psicologia para a Educação



Edinaldo Garcia
      ARTIGOS

Contribuições da Psicologia para a Educação



O estudo da psicologia da aprendizagem está inteiramente ligado à prática pedagógica, pois tem como objetivo compreender o desenvolvimento humano em suas mais variadas ramificações.
      Os processos de desenvolvimentos sociais e cognitivos podem ser de grande ajuda para os educadores. Porque ajudam a respeitar as particularidades de cada ser em cada estágio de desenvolvimento a fim de que se possa alcançar a excelência do ensino. Explicando esta afirmação tomemos como base os estudos do desenvolvimento de Jean Piaget, onde, é a partir do Período das Operações Concretas – mais ou menos aos 11 ou 12 anos -, que a criança desenvolve o pensamento formal abstrato, ou seja, quando ele consegue realizar as operações no plano das ideias, sem precisar de manipulação ou referencias concretas (Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia, pag. 105). A capacidade adquirida pelo adolescente de criar teorias e refletir sobre a realidade não se desenvolve quando o mesmo está passando por um processo de desenvolvimento anterior, portanto os conteúdos e o processo de ensino deverão ser distintos respeitando os períodos de desenvolvimento da criança.    
      A psicologia também exerce apoio aos problemas cotidianos referentes à educação, como os trabalhos em educação inclusiva, ou casos de hiperatividade por exemplo.
      Concluindo este pequeno texto, podemos destacar os principais objetivos da Psicologia na Pedagogia tendo como base os estudos de Piaget, as teorias sociointeracionalistas de Vigotski e o Behaviorismo inaugurado por John B. Watson, pois a psicologia busca a compreensão da mente humana enquanto a pedagogia trabalha para desenvolvê-la, portanto Psicologia e Pedagoga são duas ciências que estão direta ou indiretamente ligadas.     
 
 
Referência
 
Bock, A, M, B; Furtado, O; Teixeira, M, L, T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia, São Paulo, Saraiva, 2008.
 


CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui