Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (641)  
  Contos (940)  
  Crônicas (724)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (207)  
  Pensamentos (651)  
  Poesias (2525)  
  Resenhas (129)  

 
 
Genealogia de...
Ana Maria Silva Lopez
R$ 47,30
(A Vista)



Kalls - Amanhecer
Diego Lincoln Campos
R$ 42,90
(A Vista)






   > Sobre Estratégias de Leituras



Edinaldo Garcia
      ARTIGOS

Sobre Estratégias de Leituras

       


          Usamos estratégias de leitura o tempo todo, em muitos casos de forma inconsciente, como, por exemplo, antes de começarmos a ler um livro, lemos primeiro o título, o resumo, as orelhas, a contra capa, enfim, fazemos o máximo possível de pré-leituras a fim de conhecer o conteúdo da obra a ser lida; quando vemos um outdoor, automaticamente identificamos que ali possui um anúncio publicitário, se darmos o exemplo de que este anúncio se trata de uma propaganda de um produto emagrecedor ou um xampu, procuramos de imediato a foto da modelo apresentada e fazemos as comparações, se tiver, do antes e depois, mesmo que muitas vezes não acreditamos no poderes “milagrosos” apresentados, mas fazemos essa comparação instintivamente de forma natural e espontânea.
    As estratégias de leitura são fundamentais para compreendermos melhor o texto, extrair o máximo de informações possíveis e melhor aproveitar seu conteúdo. As estratégias de leitura envolvem três momentos: antes, durante e após a leitura. O antes compreende a pré-leitura, é quando analisamos todos os aspectos possíveis do texto antes de começar a leitura, fazendo predições usando conhecimento de mundo, analisando a estrutura física e global, isto é, título, tópicos, figuras etc. Durante a leitura, fazemos uma ralação das informações relevantes, sintetizando, na maioria das vezes mentalmente, as informações que achamos importante e fazendo comparação com a pré-leitura. Após a leitura é feita uma análise sobre a importância dos conteúdos adquiridos, sobre a mensagem passada pelo texto, seleciona-se, também, os aspectos mais importantes, fazendo, muitas das vezes uma releitura dos pontos mais importantes.
         Outro ponto importantíssimo que envolve a análise global do texto é o conhecimento mundano do leitor, o conhecimento linguístico como as figuras de linguagem e os gêneros textuais, por exemplo.
       É importante que o leitor faça perguntas e busque durante a leitura respostas a essas perguntas, que analise criticamente, posicionando-se a favor ou contra as informações do autor.        
 
Alunos Online. Estratégias de leitura. Disponível em: . Acessado em: 21/1/2011.



CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui