Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (583)  
  Contos (849)  
  Crônicas (684)  
  Ensaios (137)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (175)  
  Pensamentos (500)  
  Poesias (2355)  
  Resenhas (118)  

 
 
Simples Complexo
Valentino Cabresto
R$ 21,80
(A Vista)



O Esplendor da Poesia
Márcia Cristina de...
R$ 19,00
(A Vista)






   > Os Fatores que Influenciam no Desenvolvimento Humano



Edinaldo Garcia
      ARTIGOS

Os Fatores que Influenciam no Desenvolvimento Humano



Jean Piaget traçou as fases de desenvolvimento humano a partir de idéias inatas; para ele a criança passa por etapas gradativas de desenvolvimento cognitivo onde cada fase é marcada pelo surgimento de novas habilidades. Vigostky por outro lado acreditava que o desenvolvimento se dava a partir da socialização, tendo como principal meio, a linguagem. Freud estudou o desenvolvimento tendo como referencial os aspectos afetivo-emocional.
       Cada um desses teóricos se dedicou a um ramo especifico do desenvolvimento humano, buscando identificar o que leva as pessoas a serem tão diferentes umas das outras. Mas quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento humano desde os primeiros dias de vida até a fase adulta?
       Tendo como base estes pesquisadores, devemos levar em conta: a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio (Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia, p. 99.)
       Os fatores hereditários ajudam a estabelecer os fatores potenciais que a criança pode ou não desenvolver, porém, é a interação com o meio é que faz com que essas pré-potencialidades se tornarem reais.
       O crescimento orgânico pode ajudar no domínio de uma capacidade física, como praticar algum esporte. Algumas crianças escolhem as atividades físicas que irão praticar tendo como bases seu corpo que é, na verdade, um fator hereditário, como uma criança naturalmente alta que decide jogar basquete e não futebol, por exemplo.
      A criança só conseguirá exercer algumas atividades se sua maturação neurofisiológica estiver de acordo com a prática a ser exercida. Uma criança de 2 ou 3 anos ainda não possui plenamente coordenação motora para tocar violão, pois, é preciso da maturação necessária para executar essa atividade.  
       Pode-se concluir que o desenvolvimento humano não está em um ou dois fatores isolados, mas sim, numa gama deles que influenciam diretamente no desenvolvimento e na percepção de mundo do individuo. Esses fatores podem ser internos e externos, pessoais e sociais, podem variar de sexo, idade e até mesmo época de vivência; por isso somos tão diferentes uns dos outros, somos únicos, especiais, porque vivemos vidas diferentes, experiências diferentes.

 
 
Referência
 
Bock, A, M, B; Furtado, O; Teixeira, M, L, T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia, São Paulo, Saraiva, 2008. 



CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui