Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (641)  
  Contos (940)  
  Crônicas (724)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (207)  
  Pensamentos (651)  
  Poesias (2525)  
  Resenhas (129)  

 
 
Dezoito Mulheres,...
Airo Zamoner
R$ 25,50
(A Vista)



O pássaro Refletól
Lucas Borba
R$ 38,50
(A Vista)






   > O PECADO DO PESSIMISMO



EDSON DIAS
      ARTIGOS

O PECADO DO PESSIMISMO

Introdução
Como veremos, o pessimismo é uma das marcas da sociedade humana. Muitas pessoas, vivendo a margem da confiança em Deus, se entregam ao desanimo e acreditam que estão fadadas ao fracasso e a tragédia.Praticam a autocomiseração, sentindo pena de si mesmas, porque acham que só com elas acontecem as coisas.
Pessimismo é pecado; por isso, deve ser combatido à luz da Palavra de Deus. Vamos ao estudo!
 
I) Definição
O que é pessimismo?
É uma disposição para enxergar apenas o lado negativo das coisas. É imaginar que as coisas sempre terminarão mal, que nada melhora nessa vida, que tudo está fadado a tragédia. É assumir uma visão tristonha da existência humana. Em resumo, seria acreditar que o mal sempre predominará sobre o bem.

 II) O Pessimismo no Meio do Povo de Deus – Números 13 e 14
Moisés, obedecendo a voz do Senhor, escolheu doze príncipes dos filhos de Israel, que eram cabeças do povo, para a difícil missão de entrar em território inimigo e espionar tudo – 13.17-20
 

  • Após quarenta dias, dez homens dos doze enviados trouxeram um relatório pessimista da situação – 13.25-33
  • Aqueles pessimistas contaminaram todo o povo de Israel, que passou a reclamar de Deus e a desconfiar de Moises – 14.1-4
III) Consequencias do Pessimismo
Aqueles dez espias conseguiram contaminar o arraial de Israel com o seu pessimismo. O pecado da desconfiança se alastrou. O medo ocupou o lugar das promessas de Deus.
Consequências disso:
  1. Produziu neles um senso de fraqueza –  Nm 13.31
  2. Eles duvidaram do poder de Deus e só exergaram os obstáculos. Tiraram os olhos de Deus e miraram apenas as dificuldades.
  3. Naquele momento deveriam focar apenas e tão somente as promessas do Senhor com respeito aquela terra.
 Complexo de inferioridade – Nm 13.31 (porque é mais forte do que nós”).
  1. Diz o Reverendo Hernandes: “As cidades eram grandes, mas Deus é maior. As muralhas eram altas, mas Deus é o Altíssimo. Os gigantes eram fortes, mas Deus é o Todopoderoso”.
  2. Sentimento igual tiveram os soldados do rei Saul na presença do gigante Golias
                  
  1. Induziu o povo ao desespero – Nm 14.1
Só viram as suas impossibilidades; aos olhos deles não havia saída. Não exergaram a luz no fim do túnel. Para eles não havia solução. Assim, se entregaram ao choro do desespero.
  1. Induziu o povo a murmuração  e a ingratidão – 14.2-3
Na hora da dificuldade, ao invés do povo clamar pelo nome do Senhor resolveram reclamar dEle. Acusaram a Deus. Murmuraram contra Ele.
O povo esqueceu-se das bênçãos de Deus, das vitórias conquistadas, dos livramentos recebidos.
 
  1. Induziu o povo a apostasia – 14.4
O povo sentiu saudades do Egito. Desejou abandonar os caminhos da graça para voltar as garras de Faraó. Deu as costas para as promessas de Deus e quis seguir o seu próprio caminho.
 
IV) Pessimismo X Otimismo
Uma mulher pessimista: A mulher de Jó – Jó 2.9
Uma mulher otimista: Ana – I Samuel 1.6,8,13
 
Um homem pessimista: Jonas  => Não quis pregar em Nínive porque não acreditava na conversão de ninguém (Ver livro de Naum)
  • Depois que Deus realizou um grande milagre em Nínive, ele pediu a morte para si – Jonas 4.4
Um homem otimista:

Neemias => Ninguém acreditava na reconstrução dos muros de Jerusalém, mas ele iniciou a obra e foi até o fim.
 
V) Lute Contra o Pessimismo.   
O grande inventor Thomas Edison disse: "Não chame isto de fracasso. Chame-o de aprendizagem.
  • Certa vez, a professora de Thomas Edison disse a sua mãe que ele seria incapaz de aprender. Mas, ao invés de desistir do filho, ela investiu nele.
Lembre-se do mal causado pela visão pessimista. Ele drena a alegria de viver. Ele nos leva para longe de Deus. Ele nos torna um Jonas, desanimado, desobediente e desesperado.
Se a tendência pessimista tem dominado você, convertendo-se numa porta aberta para o desamparo e a depressão, procure ajuda de quem pode ajudar: Deus, através da Sua Palavra.
  • A Palavra de Deus oferece esperança, fortalece o espírito e revigora as forças – Pv 16.3
Deus jamais nos desampara. Nosso sofrimento pode durar uma noite, mas o sorriso vem pela manhã - Salmo 30.5
 
 Calebe enxergou de modo diferente toda aquela situação. Não se preocupou em corresponder às expectativas humanas, mas em corresponder a Deus. Demonstrou confiança no Senhor, a despeito de todas as circunstancias adversas.
Por isso, o próprio Deus o mencionou como tendo um espírito diferente -  Nm 14.24
  • É o Espírito de Deus que nos impulsiona a não temer gigantes, a querer lutar, a seguir em frente confiantes na vitória, a ter certeza de que quando Ele promete, cumpre - 1 Ts 5.24
 
CONCLUINDO
 
Há muita gente contaminada com o vírus do pessimismo, vivendo debaixo de um complexo de inferioridade. Há muita gente esmorecida com a vida, se entregando ao fracasso, sem encontrar forças para lutar. Esse é o resultado de uma vida longe de Deus e de suas promessas. Essa, por sua vez, não pode ser a nossa situação. Fomos amados e eleitos antes da fundação do mundo. Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados, garantindo definitivamente a nossa salvação. Somos os herdeiros da promessa e o Espírito Santo habita em nós.
 
  • Aquele que consegue, através da fé, depositar toda sua confiança em Deus se torna inabalável – Sl 125.1
     


CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui