Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto

DIREITOS CULTURAIS EM PERSPECTIVA: A FAVOR OU CONTRA?

A 10 de dezembro de 1948 era adotada e proclamada a resolução 217 A (III), pela Assembléia Geral das Nações Unidas. A Declaração Universal dos Direitos Humanos encontra-se traduzida em mais de 300 línguas em seu site oficial (www...) O texto pode ser impresso e arquivado. Vivido? Este o problema maior... A questão da efetiva observância de tais direitos tem sido discutida e analisada, mas há pontos polêmicos, específicos, delicados. E os impasses tornam-se ainda maiores no tocante aos direitos culturais... O que são, afinal, os Direitos Humanos? Por acaso uma definição e uma observância mais satisfatórias destes direitos contribuiriam para melhorar a sorte de seres humanos que vivem situações de injustiças? Isto lhes garantiria uma melhor... (leia mais)

Tânia Gabrielli-Pohlmann




MORDAÇAS CULTURAIS?

“... A língua é minha pátria, e eu não tenho pátria, tenho mátria e quero frátria...” “Língua” Caetano Veloso “Vossa Mercedes aceita uma chávena de chá?” – tradução: “Cê qué um chá?” Pois é... Nossa belíssima Língua Portuguesa está sendo muito maltratada... Mas nos orgulhamos de nossa unicidade lingüística, apesar de nossos quase 8.600.000 Km². Oficialmente não há dialetos no Brasil. E nos orgulhamos disto. De uma mentira oficializada? De um massacre brutal, porém discreto? Que tenhamos apenas uma língua oficial em todo o território brasileiro é de se aceitar e de causar orgulho. Especialmente quando se vê a dificuldade de comunicação entre os habitantes de um país territorialmente tão... (leia mais)

Tânia Gabrielli-Pohlmann




Default



   > Vicência Jaguaribe

  AUTOR  
 
Vicência Jaguaribe

VICÊNCIA MARIA FREITAS JAGUARIBE nasceu em Jaguaruana, Ceará, em 07 de agosto de 1948. Mestra em Literatura Brasileira, é professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará, onde lecionou as disciplinas Literatura Infanto-Juvenil e Estilística. Tem trabalhos publicados nos campos da Literatura e da Lingüística Textual, mais especificamente na área da referenciação. É uma das organizadoras da obra Texto e Discurso sob múltiplos olhares (referenciação e outros domínios discursivos), dois volumes editados pela Lucerna. Ultimamente vem publicando contos (adultos e infantis) e crônicas, em revistas eletrônicas e em blogs. Administra o blog htto://palavraengenhosa.blogspot.com .