Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto

Aos dez anos

O irmão chegou com uma novidade: se ela colocasse um fio de cabelo dentro de um vidro cheio d’água e tampasse bem tampado, ele se transformaria em uma cobra. - Mas tem que ser com a raiz, disse. Porque ela é que vai ser a cabeça da cobra. E tem mais – não pode ficar dentro de casa. Tem que ficar no chão, perto da terra. Arrancou o fio de cabelo mais comprido que encontrou, com raiz e tudo. Colocou num vidro, tampou bem tampado, colocou no chão embaixo de uma mangueira e ficou esperando. - Já tem três dias e não tô vendo nada mudar... - Calma, né? - Quem disse pra você que cabelo vira cobra? - O Betinho. Ele disse que a vó dele disse que um irmão dela fez isso e virou cobra. - Ah!... Outros tantos dias,... (leia mais)

Isis Berlinck Renault




Divulgação científica Bioindicadores, relatores ambientais

Bioindicadores são fatores bióticos empregados para o reconhecimento de condições (passadas, presentes ou futuras) de ecossistemas. As espécies estão adaptadas para sobreviver, se reproduzir e realizar relações ecológicas em condições ambientais específicas. Desta forma, a presença de cada tipo de ser vivo indica características físicas, químicas e estruturais do ambiente em que se encontra. De maneira geral, as características dos melhores bioindicadores são: · limites de tolerância estreitos – sensíveis a pequenas mudanças ambientais; · abundância; · identificação... (leia mais)

Maristela Zamoner




Default



   > Gutyerrez Oliveira Monteiro

  AUTOR  
 
Gutyerrez Oliveira Monteiro

Gutyerrez Oliveira Monteiro Nascido em Manaus em 1955, formado em Licenciatura em Letras pela UEA- Universidade do Estado do Amazonas. Vencedor do 1º lugar do ITA-CONTA em 2011 com o conto “O Fiscal” no FECANI (Festival da Canção em Itacoatiara) na 17ª Tarde de Contadores de Estórias de Itacoatiara. E do 3º Lugar em 2010 com o conto “Asa Delta” na 16ª tarde de Contadores de Estórias no FECANI de 2010. Trabalhou num filme regional juntos com os colegas da Universidade “O Mistério de Feiosinha” adaptação do livro de Pedro Bandeira. E no filme de um minuto “Lá vem o Zé Grandão” para o FECANI. Escreveu várias crônicas para o Jornal Candiru. Tem quatro filhos e mora com sua esposa Rosa Neves Monteiro em Itacoatiara.

 Rosa Neves Monteiro - Nascida em 1959, formada em Pedagogia pela UEA. Aos dez anos mudou-se para Manaus-AM. Compôs diversas poesias e músicas e participou de festivais. Foi administradora de uma escola infantil em Manaus. Atualmente mora em Itacoatiara, é apresentadora de um  programa na TV RBN..

Gutyerrez Filho Nascido em Manaus em 1988, é estudante de Farmácia na UFAM. Filho de Gutyerrez Oliveira Monteiro. Cercado desde pequeno por muitos livros de histórias pela sua mãe Rosa Neves Monteiro e influenciado pelo ar de escritor do pai, teve inclinações para escrever, desenhar e compor músicas.