Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto

Aos dez anos

O irmão chegou com uma novidade: se ela colocasse um fio de cabelo dentro de um vidro cheio d’água e tampasse bem tampado, ele se transformaria em uma cobra. - Mas tem que ser com a raiz, disse. Porque ela é que vai ser a cabeça da cobra. E tem mais – não pode ficar dentro de casa. Tem que ficar no chão, perto da terra. Arrancou o fio de cabelo mais comprido que encontrou, com raiz e tudo. Colocou num vidro, tampou bem tampado, colocou no chão embaixo de uma mangueira e ficou esperando. - Já tem três dias e não tô vendo nada mudar... - Calma, né? - Quem disse pra você que cabelo vira cobra? - O Betinho. Ele disse que a vó dele disse que um irmão dela fez isso e virou cobra. - Ah!... Outros tantos dias,... (leia mais)

Isis Berlinck Renault




MORDAÇAS CULTURAIS?

“... A língua é minha pátria, e eu não tenho pátria, tenho mátria e quero frátria...” “Língua” Caetano Veloso “Vossa Mercedes aceita uma chávena de chá?” – tradução: “Cê qué um chá?” Pois é... Nossa belíssima Língua Portuguesa está sendo muito maltratada... Mas nos orgulhamos de nossa unicidade lingüística, apesar de nossos quase 8.600.000 Km². Oficialmente não há dialetos no Brasil. E nos orgulhamos disto. De uma mentira oficializada? De um massacre brutal, porém discreto? Que tenhamos apenas uma língua oficial em todo o território brasileiro é de se aceitar e de causar orgulho. Especialmente quando se vê a dificuldade de comunicação entre os habitantes de um país territorialmente tão... (leia mais)

Tânia Gabrielli-Pohlmann




Default



   > Isis Berlinck Renault

  AUTOR  
 
Isis Berlinck Renault
Nascida em São João del Rei, Minas Gerais, Isis Berlinck Renault iniciou sua vida literária participando do II Seminário de Literatura no 1º Grau da Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Na busca de mais conhecimentos, fez parte do Workshop de Criação Literária do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica também do Rio. Tomando gosto pela literatura, participou da Oficina da Escrita da Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro. Despertada para a literatura infanto-juvenil, inscreveu-se na Oficina de Leitura e Produção de Textos para Crianças na Estação das Letras do Rio de Janeiro. Graduou-se em psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II e pós-graduação em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Isis participou, ainda, da Oficina de Criação de Textos no Atelier Vila das Artes no Rio de Janeiro e do Curso On Line de Criação Literária do Prof. Airo Zamoner, de Curitba - PR. Tem várias obras escritas e deverá lançar em breve o primeiro volume da Coleção “Venha Passear Comigo”, pela Editora Protexto. É formada pelo Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro onde, além de cursos de desenho, pintura e perspectiva com professores como Cadmo Fausto, Oswaldo Teixeira, Clau Deveza, Edgar Walter, Manoel Santiago e Aurélio D'Allicourt, fez cursos de História da Arte com o Prof. Carlos Cavalcanti. Paralelamente, fez pintura em porcelana nos estúdios de Arte Djalma de Vicenzi. Afastou-se , por alguns anos da pintura para dedicar-se às letras, com livros de literatura infanto-juvenil, contos e reflexões. Na vida de Isis as artes se complementam, pois, sendo artista plástica, está elaborando as ilustrações que farão parte da obra.